José Jurberg

De Biografias - Entomologistas Brasileiros
Ir para navegação Ir para pesquisar

José Jurberg - é um Farmacêutico e Odontólogo, entomologista e pesquisador brasileiro.

José Jurberg

Área de Atuação

Morfologia dos Grupos Recentes: Triatomíneos

Biografia

A história de José Jurberg no IOC começou em 1960, exatamente meio século atrás. Um anúncio de jornal, um curso que acabou não acontecendo e assim ele se tornou discípulo de Herman Lent, um dos maiores especialistas do mundo em triatomíneos, vetores da doença de Chagas. Durante o governo militar, o pesquisador agiu como um verdadeiro guardião, protegendo do desmantelamento a coleção entomológica do Instituto, de imensa relevância histórica e científica.

Possui graduação pela Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado do Rio de Janeiro (1960), mestrado em - Univ.Federal do Rio de Janeiro-Museu Nacional (1978) e doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Morfologia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: triatomíneos, doença de chagas, taxonomia, biologia - triatomíneos e morfologia.

Pesquisador na área de Entomologia, Chefe do Departamento de Entomologia, do Instituto Oswaldo Cruz .Criador do Laboratório Nacional e Internacional de Referencia em Taxonomia de Triatomíneos , Centro de Referencia do Min. da Saúde, atua na área de Taxonomia morfológica educação e na formação de Especialistas,Mestrandos e Doutorandos.

Tem mais de 210 trabalhos publicados, capitulos de Livros , Livros, foi Homenageado com seu nome em uma espécie de" barbeiro" Triatoma jurbergi. Trabalha no I.O.Cruz há mais de 60 anos tendo ajudado a criar a nova Biblioteca de Manguinhos , a Creche para os filhos dos Funcionários, o Setor de Jardinagem, o Curso de Especialização em Entomologia Medica ,ser um dos Curadores da Coleção Entomológica Geral de 1960 a 1986 e da Coleção de TRIATOMINAE até 2021, responsável pela criação do "Centro de Referência em Taxonomia de Triatomineos ", manutenção do Insetário de Triatomíneos desde 1970,sendo considerado atualmente um dos maiores do mundo em diversidade de espécies (45) e em numero de colônias (145).

Foi recontratado pela 3a vez para manter um projeto de Educação e Divulgação da Ciência difundindo as novas ferramentas usadas em taxonomia de Triatomineos.

Chegou no Instituto Oswaldo Cruz em setembro de 1960, atraído por um anúncio de jornal sobre um curso de especialização em Entomologia, para mim uma janela de esperança. Recém formado em Farmácia, estava desempregado. Como foi o único candidato inscrito, o curso não se realizou e fui admitido como estagiário do coordenador do curso, Dr. Herman Lent, chefe da seção de Entomologia, e passei a ser orientado por ele e por Hugo de Souza Lopes e a conviver com Ângelo Moreira da Costa Lima.

Em 1970, assumiu a responsabilidade da seção de Entomologia do IOC com a saída de todos os pesquisadores, estagiários e alunos que trabalhavam no segundo andar do Castelo Mourisco, devido à cassação política de todos os pesquisadores. Em poucos meses, foi transferido juntamente com o acervo da coleção Entomológica para um velho hospital abandonado.

A partir deste episódio, começou uma nova fase de lutas em minha vida e na da Entomologia no Instituto Oswaldo Cruz. Deixei de ser só pesquisador e professor para fazer política institucional. De lá para cá, vale destacar: criei o Departamento de Entomologia; mantive a Coleção Entomológica do IOC na Fundação Oswaldo Cruz e a transferi de volta para o Castelo anos mais tarde, pois pairava a ameaça do acervo ser doado para outras instituições; criei o curso de especialização em Entomologia Médica; transformei o Laboratório de Hemiptera num Centro de Referência Internacional após uma avaliação nacional promovida pelo Ministério da Saúde e pelo Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), em 1989. Sou um dos responsáveis pela criação da maior coleção de triatomíneos do mundo com a junção da Coleção Herman Lent e Coleção Rodolfo Carcavallo, comprada pelo IOC, e por promover e manter o maior insetário de triatomíneos do mundo.

Fontes

IOC 110 Anos

Currículo Lattes - José Jurberg


Outras Fontes