Herman Lent

De Biografias - Entomologistas Brasileiros
Ir para navegação Ir para pesquisar

Herman Lent - Foi um Médico (1911-2014), professor, zoólogo, entomologista e pesquisador brasileiro.

Herman Lent
Imagem: Herman Lent

Área de Atuação

Entomologia Médica

Biografia

Carioca, Herman Lent nasceu em 1911. Aos 23 anos formou-se pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro. Em 1933 era contratado para os quadros do Instituto como estagiário de Lauro Travassos. No Instituto Oswaldo Cruz trabalhou durante 49 anos, onde exerceu os cargos de pesquisador, professor, chefe da Secção de Entomologia. Entre 1961 e 1964 chefiou a Divisão de Zoologia. No início publicou vários trabalhos em helmintologia, mas posteriormente, por influências de Arthur Neiva, voltou-se para a entomologia, especializando-se em barbeiros. Foi Lent quem implantou, em 1935, em Manguinhos, a criação de barbeiros.

Herman Lent foi professor do Colégio Pedro II, da Universidade do Distrito Federal, da Escola de Medicina e Cirurgia, de cursos de Saúde Pública do Ministério da Saúde, professor conferencista do CNPq, e da pós-graduação das universidades de Assunção, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro, entre outros. Foi editor da "Revista Brasileira de Biologia" e das "Memórias do Instituto Oswaldo Cruz", membro do Conselho Editorial da "Revista Biotrópica" publicada nos Estados Unidos (1969-1975) e chefe da seção de história natural da grande "Enciclopédia Delta Larrousse" (1970).

Com a cassação política no Massacre de Manguinhos, Lent foi para a Universidade de Los Andes, em Mérida, Venezuela e foi pesquisador associado do Museu Americano de História Natural de Nova Iorque. Em 1950 recebeu diploma e medalha comemorativa pelos 50 anos do Instituto Oswaldo Cruz; medalha comemorativa pelo cinquentenário da descoberta da doença de Chagas (1959); medalha Pirajá da Silva comemorativa do cinquentenário da identificação do Schistosoma mansoni; em 1972, recebeu o prêmio Costa Lima de Entomologia, da Academia Brasileira de Ciências, entre vários outros. Ingressou na Universidade Santa Úrsula em 1976, onde foi decano do Centro de Ciências Biológicas.

Lent foi fundador das sociedades Brasileiras de Zoologia, Microbiologia e da Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); foi membro da Sociedade Americana de Parasitologistas, das sociedades Chilenas de História Natural e de Entomologia, da Academia de Zoologia de Agra, na Índia, Federação Latino-Americana de Parasitologia e da Association of Tropical Biology.


Fontes

Instituto Oswaldo Cruz - Entomologia