Miguel Angel Monne Barrios

De Biografias - Entomologistas Brasileiros

Miguel Angel Monne Barrios (0000-2024)- Foi Agrônomo , entomologista e pesquisador brasileiro.

Área de Atuação

Coleoptera (cerambicídeos), Morfologia dos Grupos Recentes.

Nota do Editor

Devido a sua imensa contribuição para a entomologia e dedicar maior parte da sua vida pessoal e profissional no território brasileiro, elencamos o Dr. Monné, que é de origem Uruguaia, como um proeminente Entomologista Brasileiro.

Biografia

Possui graduação em Agronomia pela Facultad de Agronomia, Universidade de la República, Montevidéu, (1970) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1978). Aposentado como professor associado do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Foi Consultor editorial de: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi (0077-2232), - Boletim do Museu Nacional (0080-312X), - Publicações Avulsas do Museu Nacional (0100-6304), - Revista Brasileira de Entomologia, - Iheringia - Série Zoologia, - Zootaxa, - Revista Brasileira de Zoologia (0101-8175), - Acta Amazonica, - Entomological News (0013-872X), - Lundiana, - Acta zoologica mexicana (0065-1737), - Papéis Avulsos de Zoologia (São Paulo) (0031-1049), - Arquivos de Zoologia (0066-7870), - Entomologia y Vectores (0328-0381), - Arquivos do Museu Nacional (0365-4508), ZooKeys, Zootaxa, Invertebrate Zoology, European Journal of Entomology e Gene. Tinha experiência na área de Zoologia, com ênfase em Morfologia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Coleoptera, Cerambycidae, Lamiinae, Acanthocinini e Orthoptera (Acridoidea). De 2004-2024 editor das Publicações do Museu Nacional. foi curador das coleções de Insecta do Museu Nacional. De junho de 2007 a junho de 2017 Vice-Diretor do Museu Nacional até agosto de 2008. Aposentou em agosto de 2008 e recontratado por dois anos como Professor Titular no Museu Nacional/UFRJ. Pesquisador Emérito do Museu Nacional a partir de 15 de dezembro de 2011¹.

Dr. Monne, especialista em cerambicídeos (Coleoptera), foi reconhecido internacionalmente e publicou obras de referência na área. Suas pesquisas avançaram significativamente na classificação e descrição de novas espécies, muitas delas endêmicas do Brasil².

Como curador da Coleção Entomológica do Museu Nacional, fortaleceu um dos mais importantes acervos da América do Sul, inspirou e orientou gerações de estudantes e pesquisadores, promovendo a formação de novos talentos na entomologia. Seu legado perdurará através de suas publicações, da coleção que ajudou a construir e na memória de todos que o conheceram².

Em sua trajetória científica publicou mais de 200 artigos científicos, com dezenas de espécies de coleópteros. Desde 1978 mantinha apenas um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq e coordenado conjuntamente com sua filha e colega de trabalho Marcela Laura Monné¹.

1978 - Atual
Sistemática, evolução, biogeografia e biologia da família Cerambycidae (Coleoptera) Descrição: Estudo da família Cerambycidae com enfase na região Neotropical, revisando tribos, gêneros e grupos de especies.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Miguel Angel Monne Barrios - Coordenador / Marcela Laura Monné - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Identificadores

Orcid

Fontes

1. Currículo Lattes - Miguel Angel Monne Barrios

2. Nota de Falecimento SEB - Miguel Angel Monne Barrios