Dionisio Link

De Biografias - Entomologistas Brasileiros
Ir para navegação Ir para pesquisar

Dionisio Link - Foi um Agronomo (1943-2013), professor, entomologista e pesquisador brasileiro.

Dionisio Link
Imagem: Dionisio Link

Área de Atuação

Entomologia Agrícola e Fitossanitarismo

Biografia

Possuia graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1965), mestrado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz(1969) e doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1976), conforme detalhes abaixo.

  • 1975 - 1976 - Doutorado em Zoologia - Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil - Título: Abundancia relativa e fenologia de alguns Scarabaeoidea fototacticos na zona de campos de Santa Maria/RS- Orientadores: Hans Jakobi e Jesus Santiago Moure.
  • 1968 - 1969 - Mestrado em Entomologia. - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Título: Resistencia relativa de variedades de arroz em casca ao ataque de Sitophilus oryzae, S. zeamais e Sitotroga cerealella em condições de laboratório- Orientador: CARLOS JORGE ROSSETTO.
  • 1962 - 1965 - Graduação em Agronomia. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Atuava como professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, era chefe do Departamento de Defesa Fitossanitária e docente na especialização de Educação Ambiental e na Graduação da Instituição.

Possuia experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade. Atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica populacional, ecologia, fenologia.

Publicou 54 artigos, dentre eles 2 na EntomoBrasilis, inclusive o último cadastrado em seu Lattes (veja abaixo) foi publicado por nós o que nos honra muito, mas gostaríamos de publicar mais artigos dele em vida. Publicou em anais de eventos 74 trabalhos e 184 resumos.

PASINI, M. P. B. ; LINK, D. . Occurence of Zaprionus indianus (Diptera: Drosophilidae) in Agudo, Rio Grande do Sul, Brazil. EntomoBrasilis, v. 5, n. 1, p. 70-74, 2012.

Atuou de forma exemplar e com extrema dedicação nos artigos enviados para sua apreciação e parecer, quando atuou como Avaliador da EntomoBrasilis, até o seus últimos dias. Avaliou 18 artigos e sempre de forma sensata e imparcial cumpria seu papel de Professor, Orientador, Avaliador e amigo anônimo dos autores. No projeto Entomologistas do Brasil e na EntomoBrasilis deixa uma imenso vazio com sua partida para o oriente eterno onde inicia sua nova jornada.

Nos deixou em 24.03.2013 as vésperas de completar 70 anos (27.03.2013).

Fontes

1. Currículo Lattes - Dionisio Link