Cátia Antunes de Mello-Patiu

De Biografias - Entomologistas Brasileiros
Ir para navegação Ir para pesquisar

Cátia Antunes de Mello-Patiu - foi uma Bióloga, entomologista e pesquisador brasileira cujo trabalho fundamentou os estudos da Dipterologia brasileira.

Cátia Antunes de Mello-Patiu.

Área de Atuação

Entomologia, Zoologia, Diptera, Sistemática, Taxonomia

Biografia

Possuia graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutorado pelo Museu de Zoologia da USP (2010). Era professora titular aposentada do Museu Nacional/UFRJ (2020) e Professora Colaboradora Voluntária do PPGZOO/Museu Nacional (2021-2024). Foi autora ou coautora de inúmeros artigos científicos publicados ou aceitos em revistas indexadas, livros e capítulos de livros, e comunicaçãoes em eventos nacionais e internacionais. Possuia experiência na área de Zoologia, com ênfase em Sistemática de Diptera Muscomorpha, especialmente Sarcophagidae e Conopidae, com interface na área de Entomologia Forense, especialmente na identificação das espécies de muscóides que colonizam os cadáveres e/ou carcaças. Foi editor associado da Revista Biota Neotrópica (2007-2009). Atuava como orientadora ou co-orientadora de teses de doutorado, dissertações de mestrado e projetos de iniciação científica, principalmente abordando os seguintes temas: Diptera, taxonomia, morfologia, filogenia e biologia de Sarcophagidae, Conopidae e outros dipteros¹.

Publicou mais de 80 trabalhos científicos, sendo a uma expressiva parte deles dedicados a novas espécies. Publicou dois livros e seis capítulos de livros. Orientou mais de 20 alunos de mestrado e oito teses de doutoramento¹.

Ao longo de sua brilhante carreira, desenvolvei mais de 15 projetos de pesquisa. Dentre os projetos sem duvida há uma que sua dedicação foi hercúlea: o Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil - Diptera Sarcophagidae e Conopidae.

Atuava como avaliadora na revista EntomoBrasilis desde 2015 e em tantas outras revistas da área de entomologia.¹

Nos deixou precocemente em 24/11/2021, abrindo uma lacuna na história da taxonomia e e Dipterologia

Fontes

¹Currículo Lattes Cátia Antunes de Mello-Patiu