Américo Iorio Ciociola

De Biografias - Entomologistas Brasileiros
Ir para navegação Ir para pesquisar

Américo Iorio Ciociola - Foi um Agrônomo (-2021), professor, entomologista e pesquisador brasileiro.

Américo Iorio Ciociola
Imagem: Américo Iorio Ciociola

Área de Atuação

Controle biológico de Pragas

Biografia

Possuia Ph.D. em Entomologia pela University of California - Berkeley, Estados Unidos da América, em 1982. Professor titular aposentado da Universidade Federal de Lavras, publicou 35 artigos em periódicos especializados e 50 trabalhos em anais de eventos. Possuia 6 itens de produção técnica. Participou de 3 eventos no exterior e 51 no Brasil. Orientou 15 dissertações de mestrado e 1 tese de doutorado na área de agronomia. atua na área de agronomia, com ênfase em entomologia. em suas atividades profissionais interagiu com 82 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: consultor, controle biológico, entomologia, mandioca, FINEP, Trichogramma, biologia, Trichogramma pretiosum, Helicoverpa zea e inseticidas.¹

É com muito pesar que informamos aos membros da Sociedade Entomológica do Brasil o falecimento, ocorrido em 31 de julho, do Dr. Américo Iorio Ciociola, Professor Titular aposentado do Departamento de Entomologia da Universidade Federal de Lavras - UFLA.

O Professor Américo iniciou seus estudos na área de entomologia no final da década de sessenta, quando ingressou como Professor Auxiliar na então Escola Superior de Agricultura de Lavras. No início dos anos setenta, foi um dos pioneiros dessa Instituição a cursar o doutoramento no exterior, na Universidade da Califórnia, campus de Berkeley.

Após seu retorno dos Estados Unidos o Professor Américo passou a se dedicar à área de controle biológico de pragas agrícolas, tendo sido um dos pioneiros coordenadores de projetos financiados pela FINEP, com a aprovação de um vultoso projeto elaborado e executado sob sua coordenação, intitulado controle biológico das pragas da mandioca.

Durante quase quarenta anos como servidor da UFLA o Professor Américo desempenhou, com distinção e louvor, suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração. Foi chefe de Departamento em vários exercícios e Pró-Reitor de Pós-Graduação dessa Universidade. Na Sociedade Entomológica do Brasil o Dr. Américo atuou como Secretário Regional durante vários anos e, em 1995, presidiu com brilhantismo o XV Congresso dessa Sociedade, em Caxambu - MG. Sempre ávido por novos conhecimentos e desafios, passou um ano na França, no final dos anos noventa, em um programa de pós-doutoramento.

Uma das características marcantes do Professor Américo foi o seu entusiasmo contagiante com a entomologia, particularmente com a área de controle biológico de pragas. Foi um grande estimulador dos professores mais novos, com relação a estudos de pós-graduação no exterior, elaboração de projetos de pesquisa e de expansão da infra-estrutura do Departamento de Entomologia da UFLA. Além disso, o Professor Américo sempre demonstrou enorme respeito e consideração pelos seus pares e um notável espírito de amizade para com todos ao seu redor. Com certeza, sempre nos lembraremos dele com o maior orgulho e carinho.

O Professor Américo deixa sua esposa Maria Elizabete e seus filhos Débora, Américo Jr (Entomologista). e Frederico, aos quais apresentamos nossas condolências.

Professores (as) e Ex-Professores (as) do Departamento de Entomologia da UFLA.

Fontes

Nota de Falecimento - email enviado pela SEB

1. Currículo Lattes - Américo Iorio Ciociola