Hebe Myrina Laghi de Souza

De Biografias - Entomologistas Brasileiros
Revisão de 18h32min de 19 de setembro de 2024 por Admin (discussão | contribs) (Criou página com 'Categoria:Entomólogas '''Hebe Myrina Laghi de Souza''' (1932-2017) - Bióloga, entomologista e pesquisadora brasileira. alt=Hebe Myrina Laghi de Souza|Hebe Myrina Laghi de Souza|direita|thumb|'''Imagem: ''' [https://unicamp.br/unicamp/noticias/2017/10/16/unicamp-perde-professora-hebe-myrina-laghi-de-souza/ Hebe Myrina Laghi de Souza] == Área de Atuação == Mosca das frutas, genética == Biografia == Faleceu em 11/10/201...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Hebe Myrina Laghi de Souza (1932-2017) - Bióloga, entomologista e pesquisadora brasileira.

Área de Atuação

Mosca das frutas, genética

Biografia

Faleceu em 11/10/2017 a professora do Instituto de Biologia (IB) Hebe Myrina Laghi de Souza, aos 85 anos de idade. Nascida em Salto, interior de São Paulo, Hebe Laghi se formou em ciências biológicas em 1955 pela Universidade de São Paulo. Posteriormente Hebe Laghi foi contratada como professora assistente na USP, sendo a primeira mulher a trabalhar no Departamento de Ciências Biológicas da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, abrindo portas para as próximas gerações de mulheres cientistas¹.

Em 1969, Hebe Laghi defendeu sua tese de doutorado na USP sobre mutações desenvolvidas em populações experimentais de moscas Drosophila willistoni, sob orientação do professor Antonio Brito da Cunha. Após se doutorar, Hebe Laghi foi trabalhar como professora na Unicamp, onde atuou no desenvolvimento do Departamento de Genética e Evolução do Instituto de Biologia, e continuou se dedicando a investigar a adaptação e as estratégias de sobrevivência desenvolvida pelos seres vivos¹.

Hebe Laghi colaborou em pesquisas na área de genética ecológica e evolutiva, tornando-se responsável pela área de genética animal. Também orientou vários pós-graduandos, e atuou na coordenação de estudos sobre a substituição de defensivos agrícolas por alternativas genéticas para controlar a população da praga Ceratitis capitata¹.

Após se aposentar da universidade, Hebe Laghi passou a se dedicar a escrever livros sobre a ciência e o espiritismo.

Fontes

1. Unicamp perde a professora Hebe Myrina Laghi de Souza