Eugênio Wedelstaedt Gruman
Eugênio Wedelstaedt Gruman - Era um biólogo (1933-2015) - professor, entomologista e pesquisador brasileiro.
Área de Atuação
Entomologia, Ecologia
Biografia
O professor universitário aposentado Eugênio Wedelstaedt Gruman morreu aos 82 anos em 15 de janeiro, após longa enfermidade. Era biólogo especializado em Entomologia – ciência que estuda insetos.
Filho de Eugênio Grumann e Maria Fialho Wedelstaedt Grumann, nasceu em Porto Alegre. Cresceu com o seu irmão Frederico, no bairro Ipanema, observando insetos e pesquisando seus Eugênio Wedelstaedt Grumans e hábitos.
Ainda muito jovem, iniciou carreira acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição que sempre considerou um segundo lar. Professor da então Faculdade de História Natural, foi um dos fundadores da Escola de Geologia da universidade. Era ainda um ecologista e ostentava com orgulho o título de naturalista.
Aposentou-se por razões de saúde após formar centenas de alunos de diversos cursos. Foi consultor do Ministério da Educação (MEC) por muitos anos, viajando por todo o Brasil para preparar professores.
Fez inúmeros contatos ao longo da vida: não podia sair à rua sem encontrar um conhecido.
Apaixonado por mar e serra, era um entusiasta veranista de Tramandaí e assíduo frequentador de São Francisco de Paula. Sua paixão era a variada biblioteca que mantinha em casa.
Viúvo de Enny Friedmann Gruman, com quem foi casado por quase 40 anos, deixou amigos de toda a vida, como o professor Isaac Kupinski, a companheira de todas as horas Célia, os filhos Eunice e Alexandre e os netos Júlia, Pedro, Paula e Natasha.